Site com objetivo de fornecer simulados de provas de residência médica, gratuitamente
1) O modo ventilatório que funciona somente com a presença de esforços respiratórios por parte do paciente, é a ventilação:
2) Qual é o local onde a solução de anestésico local é injetada durante uma anestesia epidural ou peridural?
3) Paciente com diagnóstico de melanoma cutâneo, confirmado por biópsia excisional. Qual dos parâmetros abaixo melhor orienta a próxima conduta?
4) Mulher, 41 anos de idade, portadora de carcinoma epidermóide em couro cabeludo foi submetida a ressecção tridimensional, deixando área cruenta arredondada de 5 cm de diâmetro, preservando-se o periósteo e recoberto por enxerto de pele. Além da cobertura, quais as funções do curativo?
5) Homem, 80 anos de idade, diabético, chega ao pronto-socorro com história de dificuldade miccional há vários meses. Há dois dias, iniciou quadro de perda urinária contínua necessitando de fraldas. Exame físico: abaulamento indolor em região hipogástrica. Qual é a hipótese diagnóstica e conduta mais adequada?
6) Paciente com quadro de pneumonia, em tratamento, evoluindo com febre e piora doquadro clínico. A radiografia de tórax evidencia um derrame pleural. Realizada toracocentese diagnóstica com saída de secreção purulenta. Qual é a melhor conduta?
7) Homem, 65 anos de idade, com história prévia de blebs, apresenta quadro de pneumotórax. Qual é o posicionamento ideal do paciente para a realização da drenagem pleural?
8) Quanto a zetaplastia, é correto afirmar:
9) Homem, 42 anos de idade, é admitido na sala de emergência com hipotensão arterial, taquicardia e rebaixamento do nível de consciência, após queda de andaime. Havendo necessidade de via aérea definitiva (intubação), qual das drogas abaixo está CONTRAINDICADA para este procedimento?
10) Com relação a tromboflebite superficial ascendente, é correto afirmar:
11) Homem, 65 anos de idade, hipertenso e dislipidêmico, refere dor ao repouso no membro inferior direito há 7 dias com piora importante há 1 dia. Apresenta claudicação intermitente para 50 metros há 1 ano. Ao exame específico vascular: pulsos femorais 4+/4, poplíteos, tibiais posteriores e anteriores 0+/4. Índice pressórico tornozelo-braço: direito 0,45; esquerdo 0,60. Diminuição de temperatura e cianose não fixa no membro inferior direito. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e conduta inicial?
12) Com relação ao tratamento cirúrgico da fissura anal crônica assinale a alternativa correta:
13) Gestante de 24 semanas vem para consulta de rotina pré-natal. A ultrassonografia morfológica evidenciou feto feminino, único, artéria umbilical única e polidrâmnio, sem visibilização de bolha gástrica. O diagnóstico é:
14) Prematuro de 33 semanas, sexo masculino, nasceu de parto normal sem intercorrências. Mãe é tabagista e usuária de cocaína. No terceiro dia de vida apresentou resíduo gástrico amarelo-esverdeado, sendo optado por manter alimentação por sonda orogástrica e observação. No quarto dia de vida apresentou distensão abdominal, hipotermia e episódio de apneia persistente, requerendo expansão volumétrica e intubação orotraqueal. Submetido à radiografia simples de abdome que evidenciou imagens radioluscentes lineares e bolhosas em paredes intestinais, além de ar no sistema porta. Baseado no relato, o diagnóstico é:
15) Paciente vítima de queda de moto, apresentou-se na sala de emergência com lesão hepática que, devido à estabilidade hemodinâmica, foi tratada conservadoramente emambiente de UTI. Após uma semana do trauma, ainda na UTI, o paciente foi diagnosticado com trombose venosa profunda de membro inferior esquerdo, seguidapor embolia pulmonar maciça bilateral. Evolui com instabilidade hemodinâmica, parada cardiorrespiratória e óbito. Sobre a documentação referente ao óbito, é correto afirmar que:
16) Homem, 59 anos de idade, encontra-se internado no 5º PO de cirurgia de trocavalvar mitral por prótese biológica. Exame físico: bom estado geral, afebril, eupneico; ferida operatória esternal com pele íntegra, sem hiperemia ou secreção, com presença de instabilidade esternal em manúbrio. Qual é a conduta mais adequada?
17) Mulher, 66 anos de idade, hipertensa e diabética é admitida no pronto socorro porquadro de angina instável há 3 meses. Encontra-se clínica e hemodinamicamente estável. Ecocardiograma com fração de ejeção de ventrículo esquerdo estimada em 40%. Coronariografia evidenciou lesão proximal focal de 80% em artéria interventricular anterior e lesão focal de 70% em 1/3 médio de artéria circunflexa. Qual é a melhor conduta?
18) Homem, 20 anos de idade, é levado ao pronto socorro com de dor de cabeça e febre alta há 2 dias, e acompanhante refere sonolência e confusão há 6 horas. Exame físico: sonolento, PA = 85x50 mmHg, FC = 110 bpm, Temperatura axilar = 39,6º, rigidez de nuca e petéquias difusas pelo corpo. Líquor = 750 (até 4 mm³) células com 85% de neutrófilose 15% de linfócitos, proteína 300 mg/dL (até 40 mg/dL), lactato 82 ml/dL (8 a 19 mg/dL), glicose 12 mg/dL (glicose sérica 120mg/dL), e presença de diplococos gram negativos.Qual é o agente causal e o tratamento?
19) Homem, 20 anos de idade, vítima de acidente de motociclístico é trazido ao pronto socorro. Exame físico: via aérea pérvia, frequência respiratória = 16 irpm; MV+ bilateralsem RA; FC = 90 bpm, PA = 140 x 80 mmHg; Glasgow 15 (pupilas normais). Apresenta dor, deformidade anteromedial do terço médio da perna esquerda, com ferimento corto-contuso de 5 cm, presença de detritos de terra junto ao ferimento, pulso pedioso palpável e boa perfusão periférica. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico e conduta inicial.
20) Mulher, 28 anos de idade, refere formigamento inicialmente nos pés que evoluiu atéo joelho esquerdo e nas mãos, há 4 dias. Exame físico: força muscular grau 4 global, arreflexia, hipoestesia em “bota e luva”, sem alteração esfincteriana ou sensitiva. Qual é o diagnóstico mais provável?
21) Mulher, 54 anos de idade, hipertensa em tratamento regular, deu entrada no Pronto-Socorro trazida pelo SAMU acompanhada de colega de trabalho, o qual refere que apaciente foi encontrada caída no banheiro inconsciente. Exame físico na admissão: paciente sedada, em intubação orotraqueal (realizada no momento do resgate), ventilação mecânica e pupilas anisocóricas, sendo a pupila direita maior que a esquerda. Baseado na história clínica e exame de tomografia de crânio sem contraste realizada na admissão, qual é o diagnóstico:
22) Mulher, 42 anos de idade, com lesões na boca há um ano e na pele há três meses. Exame físico: bolhas flácidas, exulcerações e crostas hemáticas na face e no tronco e exulcerações na mucosa oral. Exame anátomo-patológico: bolha com clivagem intraepidérmica supra-basal e células acantolíticas. Qual é o diagnóstico mais provável?
23) Mulher, 67 anos de idade, em consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde, refere cefaleia há 02 meses, progressiva, atualmente de moderada intensidade, holocraniana, sem foto ou fonofobia. Refere crises esporádicas de cefaleia no passado e tratamento para hipertensão arterial. Encontra-se em acompanhamento em serviço terciário por nódulo pulmonar. Apresenta exame neurológico normal. Com base nessa história, qual é a conduta?
24) Quais dos seguintes critérios auxiliam no diagnóstico de hepatite autoimune?
25) Homem, 60 anos de idade, hipertenso em tratamento irregular, procurou o pronto socorro devido a cefaleia intensa e escotomas. Exame clínico: bom estado geral, hidratado, corado, eupneico e orientado. PA = 210/128 mmHg, FC = 90 bpm. Fundo de olho mostrando cruzamentos arteriovenosos patológicos, artérias em fio de cobre e papila bem delimitada. Bulhas cardíacas rítmicas sem sopros ou B3. Pulmões sem ruídosadventícios. Eletrocardiograma: ritmo sinusal com sobrecarga ventricular esquerda. Assinale a alternativa correta.
26) Mulher, 30 anos de idade, com estenose mitral sintomática procura o pronto socorro devido a fibrilação atrial de alta resposta ventricular. Você deve indicar a reversão imediata da arritmia porque a paciente pode desenvolver rapidamente:
27) Mulher, 50 anos de idade, procura atendimento na Unidade Básica de Saúdequeixando-se de nódulo na região anterior do pescoço há 4 meses, com crescimento progressivo no último mês. Nega anorexia, perda de peso, febre, disfagia ou disfonia. Tabagista 30 anos-maço. Ao exame físico, palpa-se nódulo na topografia do lobotireoidiano esquerdo com cerca de 2,0 cm de diâmetro, endurecido, móvel à deglutição. Nota-se ainda linfonodo cervical esquerdo com 3,0 cm de diâmetro, endurecido. Traz exames laboratoriais que mostram função tireoidiana normal. Assinale a alternativa correta.
28) Homem, 28 anos de idade, chega ao pronto socorro com história de agitação, perdade peso (10 kg), diarreia e palpitações há um mês. Há 2 dias, houve piora dos sintomas, principalmente das palpitações, e passou a apresentar alucinações visuais. Ao exame físico, apresentava-se extremamente agitado, porém consciente. Pele quente e úmida. Temperatura axilar 38,9ºC. Pulso de 140 batimentos por minuto, arrítmico, PA = 160 x 60mmHg. Tireoide aumentada cerca de 2 vezes seu tamanho normal e proptose ocular bilateral. Eletrocardiograma revelou fibrilação atrial. Exames laboratoriais mostraram: TSH < 0,05 mUI/L (referência: 0,45-4,5) e T4 livre > 7,7 ng/dL (referência: 0,6-1,5). Qual a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta imediata?
29)Mulher, 32 anos de idade apresenta US de tireoide com nódulo sólido no terço médio do lobo direito com diâmetro de 1,5 cm, hipoecogênico, bem delimitado, com macrocalcificações, fluxo periférico e presença de halo periférico completo. Qual das características descritas acima indica maior risco de malignidade?
30) Mulher, 82 anos de idade, chega em consulta com a filha com queixa de esquecimento e sensação de mal- estar. Deixou de frequentar o clube dos idosos, prefere ficar em casa e perdeu o prazer nas atividades habituais. Nega tristeza e tem bom apetite. Refere uma certa irritação porque perde objetos. Não acorda descansada pela manhã. Aparenta estar distraída durante a consulta. Qual é o instrumento que melhor auxilia no diagnóstico deste caso?
31) Mulher, 30 anos de idade, apresenta história de dor epigástrica e queimação retroesternal, que piora após alimentação, e empachamento com determinados alimentos. Exame físico: sem alterações relevantes. Diante da principal suspeita diagnóstica, qual é o tratamento medicamentoso inicial mais adequado?
32) Homem, 63 anos de idade, internado, foi encontrado inconsciente. Após verificação de pulso central foi observado no monitor cardíaco o ritmo abaixo. Além de chamar por ajuda e solicitar desfibrilador imediatamente, você deve:
33) Mulher, 30 anos de idade, com síndrome do anticorpo antifosfolípide (G1 P1 A0, um óbito fetal com 32 semanas, trombose venosa profunda de membro inferior direito e anticoagulante lúpico positivo por duas vezes com intervalo de 12 semanas). Refere que nos últimos 6 meses tem apresentado episódios de pressão arterial elevada. Faz uso de varfarina há 5 anos sem controle regular do RNI. Ao exame físico apresenta PA=180x100 mmHg, sem outras alterações. Exames laboratoriais: creatinina=1,2 mg/dL (VR= 0,5 -1,3); Urina 1 = proteínas +/4+, leucócitos 8.000/campo, eritrócitos 65.000/campo; e proteinúria= 0,9g/24h. Assinale a alternativa correta:
34) Homem, 61 anos de idade, apresenta em exame de rotina eletroforese de proteínas com componente monoclonal em fração de gamaglobulinas (4g/dL). Ele refere cansaço e nega outros sintomas. Quais exames você solicitaria para elucidação diagnóstica?
35) Em relação à hemocromatose, assinale a alternativa correta.
36) Homem, 79 anos de idade, apresenta linfocitose nos exames de rotina solicitados emconsulta com o seu geriatra. Exames laboratoriais: Hb =11,1 g/dL; VCM = 90 fL; Leucócitos = 35.500/mL (32.100/mL linfócitos) e Plaquetas 108.000/mL. Exame físico: linfonodomegalia cervical bilateral e esplenomegalia, com baço a 3 cm do rebordo costal esquerdo. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável e a melhor conduta nesse momento?
37) Mulher, 66 anos de idade, diabética tipo II, procura o seu consultório com PA = 140x90 mmHg. Exames laboratoriais: taxa de filtração glomerular estimada em 38 ml/min por 1,73m² e proteinúria de 1,9g/24h. Qual é a conduta mais adequada?
38) Mulher, 35 anos de idade, chega ao pronto-socorro com queixa de dispneia de início súbito há um dia, dor torácica ventilatório-dependente e hemoptise de pequeno volume. Antecedentes pessoais: asmática, tabagista, em uso de contraceptivo oral e fratura de membro inferior direito há 30 dias com imobilização por duas semanas. Exame físico: FC = 110 bpm, FR = 22 ipm, PA = 120x80 mmHg, Sat O2 = 92% em ar ambiente; ritmocardíaco regular em dois tempos, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular e discretos sibilos presentes bilateralmente; membros inferiores sem edema. Quais são os exames para diagnóstico e estratificação de risco?
39) Homem, 19 anos de idade, apresenta tosse com expectoração amarela, sem sangue, há 3 dias, acompanhada de dor torácica posterior direita e febre de 38,5C. Nega falta de ar, doenças associadas, tabagismo, etilismo ou viagens recentes. Exame físico: FR 16 irpm, Sat O2 97% ar ambiente, FC 95 bpm, PA 120x80 mmHg; estertores crepitantes finos na base posterior do pulmão direito; restante sem alterações. Radiografia de tórax: consolidação segmentar em lobo inferior direito. Quais são o diagnóstico e a conduta mais adequados?
40) Homem, 54 anos de idade, sem comorbidades, foi admitido no pronto-socorro com queixa de febre, dor na perna esquerda associada à hiperemia local e linfadenite inguinal ipsilateral. Gasometria arterial: pH = 7,22; bicarbonato = 12mEq/L; PaCO2 34mmHg; PaO2= 87 mmHg. Exames laboratoriais: sódio = 140mEq/L; cloro = 101mEq/L. Qual é o distúrbio ácido-base evidenciado?
41) Homem, 23 anos de idade, apresenta lesões recidivantes no pênis há dois anos. Previamente ao surgimento das lesões, há prurido, sensação de queimação no local e as lesões evoluem para ulcerações. Exame físico: vesículas agrupadas sobre base eritematosa no corpo do pênis. Assinale a alternativa correta.
42) Mulher, 78 anos de idade, chega à Unidade de Pronto Atendimento bastante agitada, acompanhada pela família. Está assustada, com discurso confuso e não consegue explicaro motivo de seu medo. Durante a consulta, fica progressivamente menos colaborativa, recusando-se a conversar. A família nega doença psiquiátrica prévia e relata que a alteração de comportamento começou na noite anterior. A paciente passou a noite agitada e dormiu apenas às 05:00h da manhã. Acordou mais tranquila, porém menos ativa que o usual, preferindo ficar deitada, sem muito apetite. Não conseguiu realizar as atividades domésticas usuais. Ao entardecer, começou a ficar agitada novamente. Exame físico: regular estado geral, descorada ++/IV, desidratada +/IV, anictérica, acianótica. FC= 110 bpm, PA = 150X95 mm/Hg, T = 37,8ºC. Exame físico dificultado pela falta de colaboração da paciente, com dor difusa à palpação do abdome. Apresenta odor forte na roupa. Qual é a hipótese diagnóstica e conduta inicial?
43) Homem, 62 anos de idade, apresenta febre, intensa lombalgia e mau estado geral no 13º pós-operatório de prostatectomia. Considerando-se os sinais de alerta, os exames de imagem mais indicados para a avaliação da coluna lombar são:
44) Mulher, 60 anos de idade, apresenta nódulo irregular de 8 mm na mama direita identificado na mamografia e na ultrassonografia. O resultado da biópsia revelou hiperplasia ductal atípica. Qual é a próxima conduta?
45) O hormônio anti-mulleriano (AMH) é reconhecido como importante marcador da reserva ovariana. Qual das seguintes situações NÃO altera seu nível sérico?
46) Mulher, 40 anos de idade, internou para histerectomia eletiva na enfermaria de ginecologia onde é adotado o protocolo de aceleração de recuperação pós-operatória. Em relação aos cuidados perioperatórios, pode-se afirmar que:
47) Mulher, 40 anos de idade, casada, negra, nuligesta, com desejo reprodutivo, apresenta queixa de sangramento menstrual aumentado há 2 anos. Refere ciclos regulares, fluxo com duração de 10 dias com saída de coágulos, e dismenorreia. Sem comorbidades ou antecedentes cirúrgicos. Exame físico ginecológico: abdome e exame especular sem alterações, toque vaginal evidenciando útero móvel, de superfície bocelada, pouco aumentado de tamanho. Ultrassonografia endovaginal: útero anteversofletido de 120cc, com ecotextura miometrial heterogênea e zona juncional espessada, nódulo intramural de 3,0 cm, eco endometrial de 5,0 mm e anexos sem alterações. Qual é a conduta mais adequada?
48) Mulher, 69 anos de idade, refere urgência em urinar no retorno ao seu domicílio e, às vezes, tem perda urinária concomitante, há 6 meses. Qual é o diagnóstico clínico e a conduta?
49) Mulher, 18 anos de idade, virgem, refere namoro há 3 meses e iniciará a vida sexual em breve. Tem diagnóstico de enxaqueca com aura e útero septado. Exame físico sem alterações. Qual dos métodos contraceptivos abaixo pode ser indicado nessa consulta?
50) Apesar de pouco frequente, a transformação maligna de endometrioma de ovário se manifesta com qual tipo histológico?
51) A respeito da tocólise, é correto afirmar que:
52) Parturiente, 22 anos de idade, 40 semanas de gestação, encontra-se no período expulsivo do parto há 40 minutos. O feto encontra-se em OET, plano +2 de De Lee, batimento cardíaco fetal em 80 bpm há 2 minutos. Qual é a conduta mais adequada?
53) Primigesta, com VDRL negativo no 1º trimestre, recebeu resultado de VDRL 1/64 na 29ª semana gestacional. Informa ter parceiro fixo e ser alérgica à penicilina, razão pela qual recebeu eritromicina via oral por 14 dias, com aderência adequada. O parceiro foi tratado com Penicilina Benzatina. O resultado do VDRL de controle da gestante após 4 semanas foi 1/32. A ultrassonografia obstétrica com 36 semanas evidenciou feto sem alterações, peso adequado para idade gestacional e quantidade de líquido amniótico normal. Assinale a alternativa correta:
54) Secundigesta com parto normal anterior, 37 anos de idade, novo parceiro na gravidez atual. Recebeu resultado de sorologia positiva para HIV com 13 semanas de gestação. Indicada terapia antirretroviral. A paciente questiona quanto a melhor via de parto e aleitamento materno. Nesse caso, qual a orientação e conduta adequadas?
55) Primigesta, 30 semanas de idade gestacional, procura a maternidade referindo perda de líquido claro, em grande quantidade, há 4 horas. Nega intercorrências pré-natais. Nega dores. Refere boa movimentação fetal. Exame obstétrico: altura uterina de 25 cm, foco de 148 bpm, dinâmica uterina ausente. Exame especular: saída de líquido claro pelo orifício externo do colo. A melhor conduta é:
56) Qual é o melhor momento do parto na gravidez gemelar monoamniótica, monocoriônica diamniótica e dicoriônica, respectivamente?
57) Primigesta, 39 anos de idade, com gestação de 8 semanas procura Pronto Socorro por sangramento vaginal discreto há 3 horas. Ao exame: útero aumentado e amolecido, colo impérvio, discreto sangramento pelo orifício externo cervical. ßhCG urinário +. Não há possibilidade local de ultrassom. Qual a conduta adequada?
58) Parturiente de risco habitual, 26 anos de idade, 38 semanas completas de gestação, em trabalho de parto espontâneo e sem bloqueio neuraxial. A frequência cardíaca fetalantes, durante e após as contrações uterinas é de 136 batimentos por minuto. Paciente encontra-se em período expulsivo há 4 (quatro) horas, a apresentação é cefálica em OP e plano +3 de DeLee. O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada são, respectivamente:
59) Mulher, 46 anos de idade, apresenta história de câncer de mama diagnosticado aos 35 anos de idade. Sua mãe apresentou câncer de ovário aos 40 anos de idade e faleceu cinco anos após o início do tratamento. A paciente tem duas tias maternas: uma faleceu por câncer de pâncreas aos 46 anos de idade, a outra tia não apresenta histórico de qualquer tipo de câncer. Este caso exemplifica uma síndrome que:
60) Mulher, 35 anos de idade, apresenta sinusorragia. Exame especular: lesão vegetante, friável e sangrante no colo do útero com 3,5 cm de diâmetro. Toque retal: paramétrios livres. Biópsia: carcinoma espinocelular do colo do útero G2. Assinale a alternativa que contém o estadiamento e tratamento corretos:
61) Mulher, 36 anos de idade, nuligesta com desejo reprodutivo, apresenta sangramento uterino anormal há 3 meses. Foi realizada biópsia do endométrio que mostrou hiperplasia complexa com atipia. O tratamento mais adequado para esta paciente é:
62) Recém-nascido de seis dias de vida é trazido ao pronto-socorro com quadro de edema palpebral, secreção mucopurulenta, quemose e pseudomembrana conjuntival no olho direito de início há um dia. Qual a causa mais provável dessa conjuntivite?
63) Menino, 3 anos de idade, chega ao pronto atendimento com quadro de febre há três dias, inapetência e dispneia. Exame físico: MEG, descorado e desidratado +/4+, FR = 40ipm, T = 37,8 °C, FC = 140 bpm, SatO2 = 84 % em ar ambiente, PA= 70x50 mmHg. MV presente e diminuído em base direita, com estertor crepitante no local. BRNF sem sopros. Fígado a 1 cm do RCD, baço não percutível. Extremidades sem edema, com gradiente térmico e enchimento capilar igual a 4 segundos. Levado à sala de emergência, qual seria a sequência de prioridades no atendimento deste paciente?
64) Lactente de nove meses de idade apresenta reação 30 minutos após ingestão de ovo cozido pela primeira vez na sua vida. Qual dos quadros abaixo é compatível com anafilaxia?
65) Qual das alternativas abaixo representa um sinal de alerta relacionado às imunodeficiências primárias (IDP)?
66) Criança, 2 anos de idade, é internada com diagnóstico de pneumonia. Após 72 horas de uso de penicilina cristalina endovenosa, a criança mantém febre e dispneia. Qual é o próximo passo para a condução do caso?
67) Para qual das seguintes doenças existem evidências mais fortes mostrando que o transplante de fezes constitui uma opção terapêutica?
68) Você atende um recém-nascido de mãe com sífilis na gestação, que não foi tratada, e apresenta VDRL com título de 1/32 e TPHA (Treponema Pallidum Hemagglutinatio Test) positivo no momento do parto. A sorologia da criança ao nascimento mostra VDRL com título de 1/128 e TPHA positivo. Ela deverá ser tratada obrigatoriamente com penicilina cristalina caso apresente:
69) Você atende um recém-nascido com idade gestacional de 29 semanas e peso de 1100 gramas. Aos 2 dias de vida encontra-se em incubadora aquecida, sob ventilação mecânica, devido a quadro de insuficiência respiratória. A radiografia simples de tórax mostra campos pulmonares com infiltrado reticulogranular difuso e uniforme, broncogramas aéreos e aumento do líquido pulmonar. Em relação à fisiopatologia dessa doença, assinale a alternativa correta.
70) Menino, 2 anos de idade, previamente hígido, sem qualquer antecedente epidemiológico, é trazido ao pronto atendimento com febre, vômitos e cefaleia há 12 horas e aparecimento de manchas no corpo há três horas. Exame físico: regular estado geral, com períodos de agitação, hipotenso para idade, perfusão lentificada, petéquias subconjuntivais e equimoses em membros inferiores. Ausência de sinais meníngeos. Qual é o diagnóstico mais provável?
71) Menino, 3 anos de idade, é trazido à Unidade Básica de Saúde com febre (38,5 ºC) e otalgia esquerda há 3 dias. Ao exame físico, membrana timpânica esquerda está abaulada e hiperemiada, sendo feito diagnóstico de otite média aguda e prescrita amoxicilina (50mg/kg/dia). Após 72 horas, criança retorna mantendo febre baixa (37,8 ºC). Ao exame físico: região retroauricular esquerda abaulada, hiperemiada e dolorosa à percussão, além de deslocamento do pavilhão auricular para frente. Qual é a conduta adequada?
72) Menino, 4 meses de idade, previamente hígido, apresenta estridor inspiratório de início recente e que piora quando mama ou chora. A mãe nega febre, prostração, adinamia, vômitos, náuseas ou diarreia. Qual é o diagnóstico mais provável?
73) Mulher, 17 anos de idade, apresenta febre alta, cefaleia, dores articulares e prostração há dois dias. Mora na cidade de São Paulo e nega viagens recentes. Refere vacinação em dia. Seu pai, de 48 anos, apresentou quadro semelhante há uma semana. Exame físico: T = 38,5 ° C, FC = 108 bpm, exantema maculopapular difuso, enchimento capilar lento, dor intensa à palpação do abdome, sem visceromegalias. Indique o diagnóstico mais provável e a conduta.
74) Menino, 5 anos de idade, apresentou quadro de faringoamigdalite bacteriana há cerca de 2 semanas, evoluindo há 1 dia com quadro de edema, hematúria macroscópica e redução de débito urinário. Após atendimento em pronto-socorro foi observada hematúria com dismorfismo eritrocitário positivo e hipertensão arterial (PA = 140x70 mmHg). Em relação à condição apresentada pelo paciente assinale a alternativa correta:
75) Mãe traz seu primeiro filho em consulta na UBS com 7 dias de vida, em aleitamento materno exclusivo. Ela acha que a criança não está conseguindo sugar direito; toda vez que tenta, a “boca escorrega”. Há 2 dias tem notado as duas mamas inchadas e muito doloridas. Você faz a hipótese de ingurgitamento mamário. Além da orientação da técnica de amamentação, assinale a melhor conduta para esse caso.
76) Criança, 8 anos de idade, chegou ao pronto-socorro com queixa de febre e dor no quadril direito há 2 dias. Exame físico: limitação da mobilidade da articulação do quadril direito. Exames laboratoriais: leucocitose com desvio a esquerda e aumento da velocidade de hemossedimentação. Qual é a hipótese clínica mais provável e os exames de imagem mais adequados?
77) Criança, 3 anos de idade, evoluindo há dois dias com quadro de edema e hiperemia em pálpebra direita após picada de pernilongo. Nega anorexia. Nega alergia a medicações ou antecedentes patológicos prévios. Ao exame: bom estado geral, eupneica, ativa, corada, hidratada, presença de crosta com secreção purulenta em pálpebra superior direita, edema, hiperemia e aumento de calor em pálpebra superior direita, sem oclusão orbitária, com movimentação ocular normal. Qual seria a melhor opção terapêutica?
78) Mãe comparece à consulta de rotina de puericultura com seu filho de 5 meses de idade. Ela irá retornar ao trabalho e quer introduzir alimentação complementar. Assinale a alternativa correta com relação ao consumo de suco de frutas.
79) Menino, 8 anos de idade, vai à consulta pediátrica numa UBS. Ele é asmático e recebe beclometasona inalatória 100 mcg/dia como medicação de controle há 3 meses. A mãe refere que nas últimas 4 semanas seu filho tem tossido à noite 1 vez por semana e tem necessitado de broncodilatador de resgate 2 a 3 vezes por semana por apresentar tosse e chiado no peito. Qual a conduta a se tomar para esta criança, de acordo com as orientações do GINA 2018?
80) Gestante de 35 semanas, 2G 1P (1 cesárea), apresenta sangramento vaginal de moderada intensidade há 30 minutos. Refere episódios prévios de sangramento com 29 e 31 semanas. Ao exame físico: regular estado geral, afebril, PA 90 x 60 mmHg, FC 110 bpm, altura uterina 32 cm, FCF 140 bpm, tônus uterino normal, ausência de contrações. Ao exame especular observa-se sangramento intenso pelo colo uterino e coágulos em fundo de saco. O diagnóstico e a conduta obstétrica são:
81) Menino, 8 anos de idade, há dois anos apresenta evacuação a cada 4 a 5 dias, com esforço, dor e fezes que entopem o vaso. Prende as pernas quando tem vontade de evacuar. Há um ano tem perda diária de fezes amolecidas em pequena quantidade, que borram a veste íntima, uma a duas vezes ao dia. Nos últimos meses está muito agressivo e não quer ir para escola devido a bullying. Exame físico: bom estado geral, muito retraído e envergonhado durante toda a consulta, P50 nas curvas de peso e estatura. Abdome: sem distensão abdominal, palpação com massa em hipogástrio, toque retal com esfíncter normotônico e presença de fezes em grande quantidade na ampola retal que está muito ampla. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
82) Menino, 15 dias de vida, é levado à consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde. Você o atende e durante a anamnese pergunta à mãe sobre o resultado do “teste do pezinho”. Ela diz não entender o propósito desse exame e não saber o resultado. Como você a orienta?
83) Dados hipotéticos de um estudo avaliando fatores de risco para ocorrência de infartoagudo do miocárdio encontraram um Risco Relativo igual a 0,40 ao se comparar em expostos a não expostos. A exposição considerada foi realizar atividade física regularmente. O Intervalo de Confiança de 95% variou de 0,31 a 1,10. Com base nesses resultados, aponte a alternativa correta.
84) Considere três grupos de pacientes. No grupo A existem 9 pacientes hipertensos e um não hipertenso; o grupo B contém 5 hipertensos e 5 não hipertensos e no grupo C existem 7 hipertensos e 3 não hipertensos. O que podemos afirmar sobre a variabilidade da hipertensão nos três grupos?
85) Qual das alternativas, considerando-se a ordem das locuções listadas, preenche corretamente o conceito de Reação Adversa a Medicamentos (RAM)? “A RAM é uma resposta _______________ ao uso de medicamento e que ocorre _______________ seres humanos para _______________ de doenças”.
86) Há diferentes possibilidades de se interromper a cadeia de transmissão de uma doença transmissível, podendo-se agir sobre: (1) a fonte de infecção, (2) a via de transmissão ou (3) o novo hospedeiro. Considerando essa ordenação (1 – 2 – 3), aponte a alternativa em que as doenças estão corretamente relacionadas à sua mais importante possibilidade de controle
87) Em um estudo do tipo caso-controle para avaliar a importância de seis variáveis na ocorrência de câncer de bexiga, os resultados foram analisados por meio de regressão logística múltipla, a qual revelou o seguinte: Com base nesses resultados, aponte a alternativa correta.
88) Pesquisadores brasileiros identificaram a infecção pelo vírus Zika durante a gestação como um fator de risco importante para microcefalia em recém-nascidos. Eles deram seguimento ao estudo avaliando o prognóstico dos recém-nascidos com microcefalia segundo a gravidade do quadro clínico. Tal seguimento caracteriza um tipo de estudo epidemiológico que tem como características ser
89) Com base nos preceitos que regulamentam a saúde na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
90) Criança, 5 anos de idade, com histórico de problemas respiratórios, era acompanhada na UBS próxima a sua casa. Com a mudança da família para outra região do mesmo município, não se vinculou à UBS de referência no novo território, que naquele momento contava com médico em apenas uma equipe de Saúde da Família. O agendamento de novas consultas estava demorando e durante alguns meses a criança não conseguiu ser atendida. A mãe passou a levá-la com frequência à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sempre que apresentava crises respiratórias. Estes atendimentos eram muito rápidos, focados na queixa do momento e a mãe se mostrava insegura e insatisfeita, porque as crises respiratórias foram ficando mais frequentes e resistentes aos medicamentos. Analise o caso e assinale a alternativa correta.
91) O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é uma ferramenta:
92) Analise as afirmações abaixo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e indique a alternativa correta.
93) Homem, 23 anos de idade, é trazido à Unidade de Pronto Atendimento por familiares preocupados com o seu comportamento. Paciente relata que passou a ser perseguido pela máfia por ter descoberto segredos de uma religião antiga. Os pais relatam que ele tem falado desses conteúdos há dois meses, se afastado dos amigos e faltado às aulas na faculdade há oito meses. Refere grande tristeza, pois não entende o motivo da perseguição. Apresenta comportamento desorganizado, parece distanciado afetivamente, mesmo das pessoas mais próximas, e sai pouco de casa espontaneamente. Nega alucinações auditivas ou visuais e não tem histórico de uso de substâncias de abuso. Exame físico geral e neurológico: sem alterações. Qual é o diagnóstico mais provável?
94) Os estudos que analisam comparativamente sistemas de saúde permitem afirmar que países:
95) Doentes internados em hospitais tendem a ser mais expostos a determinados fatores de risco do que doentes não internados. Tendo em conta esse fato, qual alternativa contém as opções ordenadas que preenchem corretamente os espaços em branco na seguinte afirmativa: “Os estudos caso-controle de base hospitalar podem apresentar viés de seleção de _______________ e, por isso, _______________ a associação entre exposições e doenças”.
96) A Estratégia Saúde da Família (ESF) é tida como estratégia de qualificação e consolidação da Atenção Básica. Assinale a alternativa que contém a afirmação correta quanto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
97) Para promover a equidade e garantir a integralidade da assistência à saúde da população no Sistema Único de Saúde (SUS), torna-se necessário conformar a Rede de Atenção à Saúde, a qual deve ser organizada:
98) A profissão médica reúne uma série de gratificações psicológicas, dentre elas o sentir-se competente, receber reconhecimento e gratidão. No decorrer da formação e da vida profissional, entretanto, o médico se defronta com dificuldades que podem não corresponder ao que é esperado como gratificação. O grau de idealização da profissão gera expectativas e, se não correspondidas, frustações que repercutem na sua saúde. Esta afirmação:
99) Foi realizado um estudo caso-controle para avaliar se há associação entre consumo elevado de carne e câncer de esôfago. Aponte a alternativa correta quanto à medida de associação para esse tipo de estudo (com Intervalo de Confiança – IC 95%) e à sua interpretação.
100) Um pesquisador quer saber sobre a ocorrência de bacteremia durante episódios de colecistite aguda em um município. Para tanto, colherá, de 100 pacientes com colecistite aguda que derem entrada nos prontos-socorros, três amostras de sangue, com intervalo de uma hora entre elas, a contar da admissão, e as enviará ao laboratório para que sejam feitas as hemoculturas (em diversos meios). Os resultados definitivos estarão disponíveis em alguns dias. Que medida epidemiológica seria obtida desse estudo?
Qualquer problema, deixe seu comentário
Nenhum comentário:
Postar um comentário